Vem aí a Olimpíada Interna Matemática (OIM), que acontece em toda a Rede Sesi de Educação, da próxima segunda-feira (12) a sexta-feira (16).

É uma semana de aulas diferenciadas com ênfase na Educação Maker e Híbrida, utilizando diferentes metodologias ativas como jogos, criação de games e sala de aula invertida para alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“A expectativa é gerar um ambiente de competição salutar entre os alunos das escolas Sesi, semelhante ao que ocorre nas competições esportivas, tendo como resultado a melhoria real do ensino da matemática. Na semana Olímpica, a escola proporcionará um ambiente que permita aos alunos serem protagonistas do seu aprendizado”, explica Bethsean Guerra, coordenadora do projeto e analista da Gerência de Educação do Sesi.

As atividades que serão desenvolvidas durante a semana ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências importantes para o século XXI e o novo modelo de mercado de trabalho que vem se desenhando como capacidade de solucionar problemas, trabalhar em equipe, consciência de cidadania e responsabilidade.

Além das aulas diferenciadas para desenvolver o raciocínio e ampliar o conhecimento lógico matemático, com o uso de games, software Geogebra e plataformas digitais, o cronograma da OIM conta também com a avaliação de matemática, na sexta-feira (16) com até 03 horas de duração e 20 questões separadas por níveis.

A correção da prova será feita pelos professores de matemática das unidades do Sesi, seguindo as instruções dos gabaritos elaborados e fornecidos pela comissão organizadora do projeto. Após o resultado, haverá uma premiação com medalhas para os alunos de cada nível, com data e local ainda a ser definida pelas unidades.

“Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, a Olimpíada Interna de Matemática proporciona aos estudantes e professores do Sesi novas descobertas, ideias, técnicas e também novos conhecimentos. Isso tem contribuído para melhorar resultados em olimpíadas científicas, regionais, estaduais ou nacionais. Além disso, estimula o estudo dessa disciplina por parte dos alunos, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria do ensino da Matemática. Fora o aumento das relações entre alunos, professores e família”, destaca Alexandre Odilon Rampasso, professor especialista da área de matemática e também coordenador do projeto.

– Confira como será dividida a Olimpíada Interna de Matemática:

* Níveis

NÍVEL I – Alunos do 3º e 4º ano;
NÍVEL II – Alunos do 5º e 6º Ano;
NÍVEL III – Alunos do 7º e 8º Ano e
NÍVEL IV – Alunos do 9º Ano.

* Cronograma:

1ª Atividade – Semana Olímpica (12 a 15 de agosto)
2ª Atividade – Avaliação de Matemática (16 de agosto)

* Premiação:

Medalha de ouro: 1º colocado em cada nível;
Medalha de prata: 2º colocado em cada nível;
Medalha de bronze: 3º colocado em cada nível.

Por Fiorella Gomes

print
Comentários do Facebook