Findes
Cindes
Senai
IEL
Ideies

Editais Ebep e Emiep

Os alunos do Sesi têm a oportunidade de participar de dois programas de integração do ensino médio com o ensino técnico: o programa de Educação Básica articulada com Educação profissional (Ebep) e, mais recentemente o Emiep, que também integra as duas modalidades de ensino, mas já seguindo as diretrizes da nova base curricular do Ensino Médio.

Para oferecer Ensino Técnico profissionalizante de qualidade para os alunos, o Sesi conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), outra entidade do Sistema Findes.

 

Ebep

O Ebep permite aos estudantes da educação média complementar os estudos com um curso técnico. Assim, ao cursarem a educação regular com um curso profissionalizante, jovens e adultos se qualificam para ingressar no mercado de trabalho.

No primeiro ano, a grade curricular é comum e os alunos recebem orientações sobre profissões e apoio para escolher uma carreira técnica. Do segundo ao terceiro ano, os estudantes frequentam aulas regulares da educação básica em um período, e, no outro, um curso do Senai.

Ao término do Ensino Médio, o aluno do Ebep sai com dois certificados de conclusão: o da educação básica e o da educação profissional. E está preparado para entrar no mercado de trabalho e prosseguir os estudos em um curso superior.

Confira abaixo os editais do Ebep

Emiep

O Espírito Santo é o único estado da Região Sudeste a implantar a reforma do Ensino Médio com o projeto piloto “Ensino Médio com itinerário de formação técnica e profissional”, do Departamento Nacional (DN) do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As divisões regionais das instituições serão as responsáveis pela implementação da nova proposta pedagógica no Estado. No projeto, chamado de #ensinoprofissa os alunos receberão formação técnica em eletrotécnica em conjunto com a grade curricular básica do Ensino Médio.

Os professores do Sesi e do Senai foram capacitados para promover a integração entre as aulas do ensino básico e profissionalizante, fazendo com que os alunos desenvolvam competências para empregabilidade, além de fundamentos técnicos e científicos referentes à Qualidade, Meio ambiente, Segurança e Saúde ocupacional requeridos pela área da indústria.

Confira abaixo os editais do Emiep

Comentários do Facebook