Pesquisa recente do Ministério da Saúde revela que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Por outro lado, os brasileiros também vêm aumentando a prática de atividade física e a busca por uma alimentação mais saudável. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, tema deste ano, a 22ª edição da Ação Global Nacional será realizada no próximo dia 30 de maio, sábado. No Espírito Santo, o mutirão de solidariedade e cidadania acontecerá em frente à Prefeitura de Cariacica, no trevo de Alto Lage, das 8h às 16h.

 

O evento ocorre simultaneamente em 26 cidades brasileiras e no Distrito Federal. Resultado de parceria entre a Rede Globo e o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Ação Global tem atividades direcionadas a crianças, homens e mulheres de todas as idades. Tudo de graça. A intenção é incentivar uma mudança de comportamento na população em geral, estimulando a prática de exercícios e atitudes saudáveis, sem deixar de lado o fortalecimento da cidadania por meio dos já tradicionais serviços de emissão de documentos, como carteira de trabalho e identidade, e orientação jurídica.

 

 

No Espírito Santo, a expectativa da organização é receber 19 mil pessoas e fazer 30 mil atendimentos. Profissionais de órgãos públicos, ONGs e instituições parceiras vão prestar serviços como corte de cabelo, atendimento ambulatorial com dermatologista e clínico geral, massagem, emissão de documentos pessoais, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, atendimento jurídico, oficinas, shows musicais, jogos, brincadeiras e outros. Para incentivar comportamentos que levem a uma melhor qualidade de vida, o projeto Cozinha Brasil ministrará oficinas com receitas nutritivas e de baixo custo.

 

 

“O trabalho com a Ação Global é uma parceria que muito nos orgulha. O evento tem a cidadania como foco principal, por meio das dezenas de serviços oferecidos. E também, da parte do Sesi, a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores e seus familiares. O Sesi já atua com os trabalhadores da indústria no lazer, saúde, educação, segurança e responsabilidade social e entende que também devemos levar nossos serviços para a comunidade em geral”, destaca o superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos de Souza Vieira, que ainda destaca a importância da parceria com o município de Cariacica na Ação Global.

 

A Ação Global

 

 

Uma ação conjunta da Globo com o Sesi, a Ação Global foi criada há 21 anos. Desde a primeira realização, o projeto se voltou para a promoção da inclusão social e da cidadania. No ano passado, a edição nacional reuniu mais de 400 mil pessoas e foram prestados mais de 1,2 milhão atendimentos por uma estrutura de 26 mil voluntários em todo o país.

 

“O Espírito Santo ganha ao receber o evento. A ação procura oferecer serviços de saúde, lazer e bem-estar para as famílias, com foco na orientação e prevenção. A Rede Gazeta é a afiliada da Rede Globo no Estado e realiza toda a divulgação para que os capixabas possam usufruir dos benefícios da Ação Global”, convida a gerente de Projetos do Instituto Carlos Lindenberg, Cristina Barbiero Moraes.

 

Compartilhe