[ADIADO] Sesi Cultura abre evento com o tema “A paz no mundo começa dentro de nós”

E-mail Imprimir

 

O Sesi – ES Cultura comunica a todos que a abertura da exposição “A Paz No Mundo Começa Dentro de Nós” foi adiada devido ás fortes chuvas que atingem o ES. Uma nova data está sendo estudada pela equipe responsável e, assim que definida, será comunicada a todos.

 

Uma exposição que transmite mensagens de paz e otimismo. É com esse objetivo que o Sesi Cultura apresenta o projeto cultural multidisciplinar “A paz no mundo começa dentro de nós”. O evento reunirá diversas atrações culturais voltadas para o tema ‘paz’ com foco na região do Oriente Médio.

Segundo a curadora Rosa-Nina Liebermann, o espaço socioeducativo foi desenvolvido para atender diversas oficinas artísticas que trabalham de forma lúdica o tema paz. “O acervo selecionado para o evento traz ao público atividades, fotos e textos que buscam estimular a reflexão e conscientização de temas do mundo contemporâneo, instigando a formação da cidadania com questões que abordam a paz”, ressalta.


Mostra fotográfica

Reúne diversos registros colhidos pelo engenheiro e empreendedor capixaba Lucas Izoton em uma peregrinação a pé pela Terra Santa, durante o ano de 2000, em um período de fortes conflitos no Oriente Médio. A partir do olhar artístico da curadora, os registros foram selecionados, por meio de uma recuperação de fotos, e valeram-se de alicerce para a criação de um evento cultural multidisciplinar inédito no Brasil. Além da mostra fotográfica, serão expostos alguns objetos coletados por Lucas Izoton durante a trajetória pela Palestina, Jordânia e Israel.

Workshops

Um espaço socioeducativo com oficinas artísticas que trabalham de forma lúdica o tema ‘paz’, como produção de origamis, criação de grafismos, jogos de tabuleiro e a releitura da obra "A Pomba da Paz", de Pablo Picasso. O local foi adaptado para receber pessoas com deficiência. A proposta visa possibilitar que o público, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas, tenha acesso a diferentes linguagens artísticas como fotografia, música, pintura, desenho, recortes, colagem e literatura.

Cuca Chefinho

Ao longo dos dois meses de exposição, crianças e adolescentes poderão participar do Cuca Chefinho, que são oficinas de culinária. Organizado pela Unidade Móvel Cozinha Capixaba, elas aprenderão a fazer três tipos de pães: sírio (árabe), bagel (judaico), colomba pascoal (cristão). Além da experiência prática, elas conhecerão a histórica em torno dessas receitas típicas. O cronograma será divulgado ao longo do evento.

Palestras

O teatro do Sesi Jardim da Penha também será palco de palestras. O objetivo é criar um diálogo entre as principais culturas do Oriente Médio e promover a reflexão sobre a paz. A divulgação das datas acontecerá ao longo do período expositivo.

Música sacra

Para completar a programação com belas notas musicais, o público poderá assistir a uma apresentação da Orquestra Camerata Sesi em uma noite de músicas sacras, típicas da região do Oriente Médio. O concerto acontece no mês de junho.

O evento multidisciplinar é uma oportunidade para os capixabas usufruírem de uma bela oferta cultural de forma gratuita. A vivência com múltiplas vertentes artísticas contribui para a formação de público, o crescimento cultural e intelectual dos visitantes, assim como o desenvolvimento de um olhar crítico enquanto cidadãos. O projeto fortalece o diálogo cultural com o público capixaba, reforçando a entidade Sesi como uma referência no cenário artístico do Espírito Santo”, conclui Liebermann.