Sesi Laranjeiras disputará a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

E-mail Imprimir

 

Após um dia inteiro de competição, a equipe “Laranja Mecânica” da unidade Sesi Laranjeiras foi classificada para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria Ensino Fundamental nível I, que acontece de 07 a 10 de novembro, em Curitiba, Paraná. A etapa regional aconteceu no último dia 12 de agosto, no Sesi Jardim da Penha. Outras duas equipes do Sesi-ES conquistaram o 2º e o 3º lugares: a equipe Legos Vorazes (nível 1 – Sesi Maruípe) e a equipe The Walking Lego (nível 1 – Sesi Jardim da Penha), respectivamente.

 

Ao todo, a disputa envolveu 53 equipes e cerca de 250 alunos dos ensinos Médio, Técnico e Fundamental II de escolas públicas e particulares de todo o Espírito Santo. O Sesi-ES participou com 20 equipes de 10 unidades escolares.


A missão dos alunos na competição era simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisava ser realizado por robôs, sem a interferência humana. O robô deveria ser ágil para superar terrenos irregulares (redutores de velocidade); transpor caminhos nos quais a linha não podia ser reconhecida (gaps na linha); desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas) para conseguir salvar a(s) vítima(s) (bolas de isopor revestidas de papel alumínio), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate) onde os humanos poderiam assumir os cuidados.


“A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Além disso, por meio dela, é possível identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo nacional de ensino e aprendizagem”, disse a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino.

 

 

Confira os resultados:


Sesi Laranjeiras:

Equipe Laranja Mecânica – 1º lugar (nível 1) - classificada para etapa nacional na categoria Ensino Fundamental I.

 

Sesi Maruípe:

Equipe Lego Side - prêmio Inovação (nível 1)

Equipe Legos Vorazes – 2º lugar (nível 1)

 

Sesi Cachoeiro de Itapemirim:

Equipe Avalon - prêmio Dedicação (nível 1)

 

Sesi Jardim da Penha:

Equipe The Walking Lego: 3° lugar (nível 1)

Equipe Legotrix: prêmio Maker (nível 1)

 

Sesi Aracruz:

Equipe War Machine: melhor escola privada (nível 2)

 

Equipe Shockwave: robô robusto (nível 2)