Livro conta história da Orquestra Camerata Sesi-ES

E-mail Imprimir

 

O livro “Orquestra Camerata Sesi – Uma trajetória de sucesso” será lançado na próxima terça-feira, dia 20 de junho, no Sesi-ES de Jardim da Penha

 

São nove anos inovando no cenário da música clássica capixaba e brasileira. Portanto, nada mais justo do que ter essa trajetória impressa em livro. A publicação "Orquestra Camerata Sesi – Uma trajetória de sucesso” será lançada na próxima terça-feira, dia 20 de junho, a partir das 19 horas, em evento para convidados no Espaço Cultural Rui Lima do Nascimento, mais conhecido como Teatro do Sesi-ES de Jardim da Penha, em Vitória. A noite será também de homenagem àqueles que ajudaram a construir essa história e, é claro, de muita música de qualidade.

 

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, comemora o fato e a ocasião. “A Orquestra Camerata Sesi é sucesso por onde passa porque reúne, em um mesmo lugar, uma boa amostra do que o Sistema Findes tem a oferecer: cultura, educação e qualidade de vida. O lançamento de um livro que narra a história da orquestra é motivo de orgulho para nós, principalmente porque eterniza a contribuição de todos os voluntários do Sistema Findes envolvidos nessa trajetória.”

 

Já o superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, destaca a metodologia de trabalho que permitiu esse percurso vitorioso. “Meu trabalho foi dar condições e liberdade para a criatividade e a eficiência do maestro Leonardo David, além de implementar um sistema de gestão da área cultural que permitisse o acesso de um maior número de pessoas às apresentações da Camerata, o que inclui tanto os trabalhadores da indústria – nosso foco primordial – quanto a população capixaba, transformando a orquestra no principal indutor da cultura por parte do Sesi-ES”, conta.

 

O livro

 

O livro “Orquestra Camerata Sesi – Uma trajetória de sucesso” retrata uma história marcada pela dedicação dos músicos liderados pelo maestro Leonardo David em busca do objetivo comum de tornar a música clássica mais acessível à população e também de sempre inovar no formato de suas apresentações. Com base nesses conceitos, a Camerata Sesi-ES notabilizou-se pelos concertos que promovem a fusão musical com gêneros populares como Rap, MPB, Forró e Rock'n'roll, incluindo parcerias com bandas locais e músicos consagrados nacionalmente, entre os quais Paulo Ricardo e Leoni. Constam no currículo também apresentações para trabalhadores da indústria capixaba na Grande Vitória e interior do Estado, em projetos sociais diversos e até mesmo em fábricas.

 

Tendo conquistado um grande público, que vem lotando as apresentações por várias temporadas realizadas no Espaço Cultural Rui Lima do Nascimento, assim como em outros palcos, a Orquestra Camerata Sesi-ES também contou frequentemente com convidados de renome nacional e internacional em seus concertos, além de ter inovado – mais uma vez – ao promover a aproximação com o público infantil por meio da recém-criada série "Concertos Didáticos" e do projeto "Sesi Música Clássica na Escola". Recentemente, essa trajetória bem-sucedida atingiu um de seus pontos mais altos, com a apresentação, a convite, da Orquestra Camerata Sesi-ES num dos palcos mais renomados do País: a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

 

Por Fabio Martins